Saúde / Postura
Como se adquirem os "maus" hábitos posturais?
Os "maus" hábitos posturais que adquirimos ao longo de nossas vidas são também resultados de nossas experiências pessoais, de nossa cultura, educação e socialização.

Em nosso cotidiano adquirimos diferentes “posturas corporais” ao realizarmos nossas atividades diárias, no trabalho ou em casa. Para nos adaptarmos as imposições da gravidade, durante essas atividades, fazemos uso de diferentes arranjos, encaixes e deslocamentos de segmentos corporais que nos permitam conforto, bem estar e um bom desempenho na realização dessas tarefas.

No entanto, essas posições corporais adquiridas para serem confortáveis ao sentarmos, ficar em pé, ao assistir televisão, por exemplo, por vezes não respeitam um bom alinhamento entre as estruturas ósseas e musculares, sob a ação da gravidade. Esse desalinhamento do corpo em relação à força de gravidade gera tensões crônicas na musculatura, dificuldade para movimentar-se, dores, desconforto físico e até emocional.

A postura ideal, a postura ereta correta, embora pareça ser uma posição formal possui os mecanismos antigravitários mais econômicos, o que possibilita uma economia no gasto de energia muscular e conseqüentemente menos tensões e cansaço físico.

É comum nos darmos conta do desalinhamento corporal durante nossa atividade e tentarmos endireitar o corpo, corrigir a postura experimentando novas formas de alinhamento, no entanto, o nosso corpo está adaptado a "má" postura e a sua correção gera desconforto, cansaço e acabamos por não conseguir manter essa “correção postural” por um longo período.


A terapia de reeducação postural

Para que possamos desenvolver a capacidade de perceber e corrigir os desalinhamentos corporais e manter uma boa postura, se faz necessário um trabalho de reeducação postural.

A reeducação da postura engloba exercícios de alongamento, respiração, manipulação e mobilização dos tecidos e estruturas corporais, que visam a liberação das tensões e o realinhamento dos segmentos do corpo em relação à gravidade. Como conseqüência o corpo ganha mais equilíbrio e economia funcional, isto quer dizer que passa a gastar menos energia para realizar as atividades simples do dia-dia, como manter-se em pé por um longo período e caminhar, por exemplo.

Aliado ao trabalho corporal, uma reeducação postural, dita global “holística”, enfoca também o desenvolvimento de uma auto-percepção consciente das posturas, do corpo e de seus movimentos, sob as influências de nossa cultura, sociedade e educação e não somente sob a influência de fatores mecânicos e anti-gravitacionais.

A terapia de reeducação postural na medida em que estimula o auto-conhecimento abre caminho para se adquirir novas “posturas” na vida, o indivíduo passa a perceber o conjunto e as possibilidades de seu corpo, de sua postura e movimentos, como expressão de seus pensamentos e sentimentos.

A reeducação postural, como terapia, pode ser indicada para o tratamento e ou prevenção de inúmeras patologias que acometem o sistema muscular e esquelético, como por exemplo:

• bursites, tendinites, hérnias de disco, artroses, dentre outras que levam a dor, limitação de movimento e incapacidade funcional;
• desvios na coluna vertebral como escolioses, hipercifoses e hiperlordoses;
• doenças ocupacionais;

Recentemente a reeducação postural vem sendo utilizada em atletas, a fim de melhorar a performance dos resultados e prevenir possíveis lesões em suas atividades físicas.

Durante a gravidez, a reeducação postural também está indicada para aliviar os desconfortos, dores e auxiliar no trabalho de parto. Algumas mulheres que realizaram reeducação postural durante a gravidez relatam que seus partos foram mais rápidos e mais confortáveis do que os realizados antes do tratamento.

Conheça a sua coluna vertebral


Quando observamos a coluna de lado (ver figura), ela apresenta curvas que são consideradas fisiológicas "normais". A presença dessas curvaturas fornece o equilíbrio adequado ao tronco, a distribuição adequada das forças e menor gasto de energia.


As deformidades da coluna são:


Hipercifose: acentuação da cifose normal da coluna torácica, também conhecida como "corcunda".



Hiperlordose: exagero da lordose cervical ou lombar, que tem concavidade para trás.



Escoliose: curvatura em forma de "S", quando se observa a coluna de trás ou com o tronco flexionada.


Atenção: Qualquer desvio na coluna, devem ser cuidadosamente avaliados por um médico especialista, para que o mesmo possa iniciar o tratamento adequado e encaminhar ao fisioterapeuta para prevenir a evolução da deformidade.


Cuide de sua postura – dicas e orientações

Atitudes corretas no dia-dia ajudam a prevenir tensões e desconfortos e a manter uma coluna saudável.

Faça a coisa certa – Mantenha uma boa postura.



Alongamentos diários

Os alongamentos reduzem as tensões musculares, aumentam a flexibilidade do corpo, ativam a circulação, previnem os músculos contra lesões e proporcionam bem estar físico e mental. Podem ser realizados pela manhã, antes e durante o trabalho, quando se sentir tenso e em momentos diferentes do dia (assistindo T.V., lendo, etc).

Atenção ao realizar os alongamentos:

• exercite-se de forma suave, sem dor e sem fazer balanceios (sobressaltos, arrancos);
• não alongue em excesso, aumente o alongamento progressivamente e após sentir-se relaxado na posição;
• a tensão do alongamento deve ceder conforme você o sustenta, por isso é importante manter-se numa posição de alongamento, no mínimo 10 segundos;
• pense na região a ser alongada, sinta o alongamento;
• respire lenta e profundamente. Não se alongue até aquele ponto onde é impossível de se respirar normalmente.


Alongamentos para quem permanece muito tempo em pé


Alongamentos para quem permanece muito tempo sentado



  Enviar por e-mail         Imprimir


Veja também:
Curso de capacitação do Pacto Nacional de Alfabetização
Salvador terá 10 Centros Municipais de Educação Infantil
Imposto de Renda: saiba como declarar e receber mais cedo
PLR: cuidado com a declaração do imposto de renda
Aprovada Lei que reajusta as funções gratificadas escolares
Greve Nacional
O projeto Gente deve chegar a 125 escolas em 2016
Campanha Salarial 2014 inicia dia 11 de março
Sinpro Goiás fará evento para promover formação dos docentes
Senado: Grupo de Trabalho pretende simplificar ortografia



Página Inicial  -  Professor  -  Aluno  -  Cadastro  -  Fale Conosco  -  Política de Privacidade  -  Painel de Controle
Todos os direitos reservados ® 2014